sexta-feira, 20 de novembro de 2015

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra!

Dia da Consciência Negra
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


           O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de AlagoasAmazonasAmapáMato Grosso e Rio de Janeiro por completo através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram a lei, a responsabilidade é do prefeito, que decide se haverá o feriado no município. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Disponível em: https//pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consciência_Negra - Acesso em: 19/11/2015.

      O CESEC Professor Hiram de Carvalho, realizou várias atividades enfatizando o tema "Consciência Negra". Foi confeccionado um molde de uma pessoa negra com o propósito de que: cada um que passasse por ela, tirasse uma foto como forma de demonstrar a harmonia que deve existir entre todas as raças. 
Ainda dentro dessas comemorações, o CESEC participou juntamente com todas as escolas do município da "Caminhada pela Consciência Negra" promovida pela SRE de Manhuaçu.

Parabéns a todos!
A Direção.















Superintendente Mônica Hott e Profª do CESEC Letícia Berbert.


Letícia, Raquel e Bárbara - Servidores do CESEC



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agendamento BANCA ABRIL-2024

Atenção Candidato da Banca Permanente   No dia  25 de Março 2024 (Segunda-feira) será aberta agenda para Provas em   ABRIL - 2024 ...